Pular para conteúdoPular para pesquisar
pantene logo
An illustration of '0% silicone' text in one of many blue bubbles and a Pro-V pill

Silicone é ruim para o cabelo

Você já percebeu que alguns produtos para os cabelos são rotulados como "sem silicone" e se perguntou o que os silicones fizeram de errado para serem excluídos da festa?

Continue lendo para descobrir por que os silicones não são tão ruins e se eles são algo que seu cabelo poderia realmente se beneficiar em sua rotina.

O que é silicone? Por que está em produtos para o cabelo?

Os silicones são comumente usados ​​em cuidados com a pele e outros produtos cosméticos. Eles são conhecidos por serem biocompatíveis - o que significa que podem existir em harmonia dentro de materiais biológicos como o cabelo. Eles não são reativos e são extremamente estáveis, então podem continuar a ser eficazes por longos períodos de tempo.

Os silicones têm sido usados ​​em produtos para o cabelo pelo menos desde os anos 70, devido ao seu condicionamento excepcional e capacidade multitarefa. Eles atuam para hidratar o cabelo, reparar lacunas em sua superfície, suavizar as arestas, combater o frizz e aumentar o brilho... para citar apenas alguns!

Quando usados ​​em produtos para o cabelo, os silicones podem promover suavidade e brilho para um "cabelo melhor comportado" que é macio, gerenciável e mantém seu estilo.

É bem sabido que alguns consumidores têm preocupações quando se trata de silicones como ingrediente. Alguns pensam que podem obstruir os poros e causar a perda de cabelo, o que é falso. É verdade que eles podem pesar em seu cabelo ou causar acúmulo, mas isso só é verdade se você estiver usando produtos que não são adequados para o seu tipo de cabelo, talvez muito pesados. Também é verdade que eles estão cheios de produtos químicos - mas isso não é ruim para o seu cabelo!


O silicone faz mal ao seu cabelo?

Embora muitos produtos sejam anunciados como livres de silicone, a boa notícia é que não há problemas de segurança com o uso de silicones em seus produtos para os cabelos. Estudos publicados após estudos continuam a mostrar que os silicones não são prejudiciais nem danificam o cabelo.

Dito isso, alguns querem evitar os silicones porque eles são um produto químico. Isso é verdade, no entanto, como mencionado anteriormente, isso não significa que eles sejam maus para você. Os silicones são derivados do segundo elemento mais abundante na crosta terrestre - o silício, e passam por um processo de várias etapas antes de se tornarem os ingredientes de silicone semelhantes ao óleo encontrados em tantos produtos para o cabelo.

Algumas pessoas temem que, com o tempo, os silicones possam se acumular no cabelo, deixando-o um pouco opaco, ou mesmo pesado, no caso de cabelos particularmente finos. E, visto que o volume é geralmente o objetivo final para cabelos finos que facilmente pendem frouxos, este pode não ser o melhor produto para você.

Se este não for você, no entanto, a boa notícia é que os silicones podem realmente ajudar se você deseja criar uma superfície mais lisa e brilhante.

A Pantene possui silicone em seus produtos?

Temos uma seleção maravilhosa de produtos para atender a todos os tipos de cabelo, necessidades e preferências de cabelo quando se trata de silicone ou sem silicone. Então, se você está procurando sem silicone, aqui estão alguns para tentar:

Produtos Pantene sem silicone
Se você está atrás de um shampoo sem silicone, nosso shampoo sem sulfato Lift’n’Volume não é apenas livre de sulfato, mas também livre de parabenos e silicone. Esta fórmula poderosa é infundida com óleo de argão para limpar suavemente e suavizar instantaneamente os fios que parecem secos e danificados. Uma espuma rica remove o acúmulo sem retirar a oleosidade natural do cabelo. A porta de entrada para um cabelo com aparência mais saudável! Leia mais sobre os benefícios do óleo de argão para o cabelo e como ele pode ajudar o cabelo que foi penteado excessivamente ou passou por muitos tratamentos de salão. 

 

Se você deseja um cabelo liso e brilhante, mas não quer silicone em seus produtos, certifique-se de que seu cabelo esteja bem protegido contra danos causados ​​pelo calor de modelagem e elementos naturais. Nosso Tratamento de espessamento do cabelo Lift’n’Volume é livre de sulfato, corante e silicone e ajuda a prevenir danos causados ​​pelo calor antes que ocorram. O cabelo torna-se áspero, opaco e sujeito a quebrar quando falta umidade e a camada externa é danificada, expondo a área interna do fio. Você não precisará de um produto à base de silicone para ajudar a suavizar as coisas se tomar medidas para proteger seu cabelo de danos. O Tratamento de espessamento do cabelo Lift’n’Volume é um kit essencial para cuidados com os cabelos. 
Produtos Pantene com silicone
Se o seu cabelo é muito crespo, os produtos de silicone para o cabelo podem oferecer um acabamento muito mais suave. Nossa linha Smooth & Sleek aproveita ao máximo essas propriedades de alisamento para dar a você o acabamento mais elegante dos seus sonhos.

O Smooth & Sleek Shampoo contém nossa mistura de nutrientes Pro-V para ajudar a manter seu cabelo saudável, forte e brilhante. Para um ataque duplo no departamento de suavidade, combine com o condicionador Smooth & Sleek. Isso é obrigatório sempre que você lava o cabelo.

Outra chave para manter o cabelo com tendência ao crespo é a umidade - quem disse que o condicionamento só pode acontecer no banho? Mantenha nosso Smooth & Sleek Dry Oil with Argan Oil em sua bolsa para recargas suaves em movimento, especialmente em torno dos comprimentos médios e pontas que são propensas a "frizzing up".

Os conselhos sobre cabelos acima devem ter esclarecido um pouco o dilema do silicone e ajudado você a decidir se os produtos que contêm silicone são algo de que você se beneficiaria ou se deveria evitar. Se seu cabelo não fica facilmente pesado e poderia se beneficiar de produtos que ajudam a de-frizz, dizemos que é perfeitamente normal fazer um caminho mais curto para produtos à base de silicone.