Pular para conteúdoPular para pesquisar
pantene logo
An illustation of '0% parabens' text oil and cream trails and a big Pro-V pill on light pink background

O que são parabenos

Você provavelmente notou ao navegar nas prateleiras de sua farmácia local ou loja de beleza de rua que, atualmente, muitos produtos são rotulados como livres de parabenos.

Mas o que é um parabeno e por que é ruim? É realmente algo que devemos evitar a todo custo? Todas as questões válidas como, à primeira vista, podem parecer assim.

Felizmente, esse não é o caso - continue lendo para descobrir mais sobre o que os parabenos realmente fazem em seus produtos de beleza e o que pode ser usado quando se trata de cuidados com os cabelos.

O que são parabenos? O que os parabenos fazem?

Portanto, as grandes questões para as quais você está procurando respostas: Para que são usados ​​os parabenos e de onde eles vêm?

Simplificando, os parabenos são conservantes e são usados ​​em uma ampla gama de produtos de maquiagem, cuidados com a pele e cabelo para prevenir a contaminação e impedir que eles "desapareçam" muito rapidamente. Sem conservantes em seus produtos cosméticos, as fórmulas podem se tornar um terreno fértil para micróbios. Na melhor das hipóteses, os micróbios podem transformar uma fórmula cremosa em gosma; pior ainda, eles transformam uma fórmula segura em uma que pode ser prejudicial. Em outras palavras, os conservantes ajudam a prolongar sua vida útil e eficácia, e não desperdiçar seu dinheiro suado no processo.

Você pode ver os parabenos em uma lista de ingredientes aparecendo como metilparabeno, etilparabeno, propilparabeno ou butilparabeno - eles são todos da mesma família. Muitos se surpreendem ao saber que os parabenos são derivados de um composto, conhecido como ácido para-hidroxibenzóico, que ocorre naturalmente em frutas e vegetais, como cenoura, mirtilo e cebola.

Os parabenos são ruins? Por quê?

Existem algumas preocupações em torno de concentrações muito altas de parabenos em produtos, mas, felizmente, os regulamentos estão em vigor para garantir um "nível seguro" e que as formas de produtos relevantes estão OK para usar parabenos. Na verdade, órgãos reguladores em todo o mundo permitem o uso de parabenos.

Então, o que é exatamente livre de parabenos? Isso significa que meus produtos não estarão protegidos contra contaminação, ouvimos você perguntar? Não é o caso, pois existem alternativas por aí. O que nos leva a …

A Pantene é livre de parabenos?

A Pantene oferece uma gama completa de produtos sem parabenos, mas não entre em pânico - isso não significa que eles sejam completamente livres de conservantes. Eles ainda estão protegidos com conservantes para mantê-los seguros para uso.

Você geralmente encontrará ingredientes de preservação no final da lista de ingredientes - você só precisa fazer um pouco de trabalho de detetive para identificá-los. Por exemplo, a combinação de metilcloroisotiazolinona e metilisotiazolinona é comumente usada, ou você pode encontrar a combinação de Salicilato de Sódio, Benzoato de Sódio e EDTA. Essas podem soar como palavras estrangeiras, mas essas combinações protegerão seus produtos cosméticos da deterioração. Viva!

Essas fórmulas sem parabenos também são enriquecidas com nosso complexo de vitaminas Pro-V, que é testado e reconhecido pelo Swiss Vitamin Institute. Descoberto pela primeira vez na década de 40, quando os médicos intensivistas descobriram que o pantenol, ou pró-vitamina B5, estimula cabelos mais fortes e grossos onde era usado, a pró-vitamina foi reaplicada no tratamento capilar. E o resto, como dizem, é história do cabelo!

Nosso Classic Clean Shampoo é um ótimo exemplo do poder do Pro-V. Tem como alvo o couro cabeludo e a superfície da fibra para remover suavemente o excesso de oleosidade durante a fase de espuma, enquanto fortalece a fusão dos lipídios em cada fibra durante o enxágue para aumentar a elasticidade do cabelo. Em seguida, os antioxidantes protetores reduzem os estressores externos para proteger a estrutura proteica do núcleo do cabelo. Use em combinação com o Classic Conditioner da mesma linha, que também contém esta mistura única e inteligente. Ou aumente seus resultados com nossa linha 3 Minute Miracle, tratamentos profundos na forma de condicionador regular, que aproveitam ao máximo nossa fórmula Pro-V. Coisas muito inteligentes, não?


Esperamos que agora você sinta que parte da névoa foi dissipada em torno dos parabenos e seus usos em cosméticos. Felizmente, eles são regulamentados para uso seguro, mas se você ainda quiser evitar, nossos produtos podem oferecer uma alternativa.