Pular para conteúdoPular para pesquisar
pantene logo
O que causa as pontas espigadas?
O que causa as pontas espigadas?

O que causa as pontas espigadas?

O que causa as pontas espigadas?

Os cabelos espigados são o resultado de o cabelo ficar quebradiço e fraco, o que o deixa mais propenso a quebrar, quer se trate de pontas espigadas ou queda total. Infelizmente, muitas opções modernas de modelação do cabelo podem acelerar o processo de deterioração capilar. 

A coloração capilar altera a estrutura do cabelo para mudar a tua aparência. Infelizmente, isto enfraquece o cabelo, deixando-o mais suscetível a deterioração e, ao nosso inimigo, as pontas espigadas.

Coloração capilar 

A coloração capilar altera a estrutura do cabelo para mudar a tua aparência. Infelizmente, isto enfraquece o cabelo, deixando-o mais suscetível a deterioração e, ao nosso inimigo, as pontas espigadas. Por isso, não são realmente os tratamentos de coloração que causam os cabelos espigados, mas sim o efeito posterior se o teu cabelo não for devidamente tratado . Depois de uma sessão de tratamento no salão, o cabelo fica mais seco e frágil. É nesta altura que mais precisas de cuidar dele com infusões hidratantes e tratamentos de proteção para evitar que as pontas espigadas aumentem. 

Tratamentos com produtos químicos 

Como a coloração capilar, o alisamento ou as permanentes com produtos químicos decompõem drasticamente a estrutura do cabelo, deixando-o com aquela aparência rejuvenescida, mas também tornando-o enfraquecido e mais sujeito a deterioração, como as pontas espigadas. Quando o cabelo está excessivamente seco, as pontas podem desfiar e este desfiamento pode subir pelos fios de cabelo. Qual é o resultado? Um cabelo que constantemente parece estar despenteado e desajeitado, com fios que se desviam em direções diferentes. 

Modelação capilar térmica 

A criação de penteados com calor também enfraquece significativamente o cabelo, especialmente se não utilizares uma proteção térmica sempre que te penteares. As altas temperaturas colocam o teu cabelo sob muita tensão e retiram a humidade, deixando-o mais seco e fraco com o passar do tempo. 

Nesta altura, já deves ter identificado uma das causas das pontas espigadas: a falta de hidratação.  

Aprende a evitar a formação de pontas espigadas

Depois de te livrares das pontas espigadas, a próxima etapa é evitar que voltem. Sabes o que se diz sobre a importância de confiar na prevenção em vez da cura. Seguem-se três coisas que podes fazer para evitar as pontas espigadas. 

Corta o cabelo regularmente

Já ouviste isto antes, mas é verdade que cortar o cabelo regularmente é um dos segredos para um cabelo mais saudável. Ao cortares o cabelo regularmente, retiras a parte mais estragada do cabelo, reduzindo as pontas espigadas ao mínimo. Os especialistas dizem que um intervalo de seis a oito semanas é o ponto ideal, portanto façz uma reserva no cabeleireiro de dois em dois meses. 
Utiliza uma proteção térmica sempre que te penteares

A proteção contra o calor protege o teu cabelo contra algumas das potenciais lesões capilares associadas à modelação capilar com alisadores, modeladores e pinças.

O calor retira a humidade do cabelo, o que pode deixá-lo extremamente seco e com maior probabilidade de ficar quebradiço, portanto é importante utilizar uma proteção ao criar um penteado.

O calor retira a humidade do cabelo, o que pode deixá-lo extremamente seco e com maior probabilidade de ficar quebradiço, portanto é importante utilizar uma proteção ao criar um penteado.

Aproveita ao máximo os tratamentos de reparação

Os tratamentos capilares intensos uma ou duas vezes por semana ajudam a restaurar o teu cabelo a um estado muito mais saudável. Os ingredientes concentrados fornecem ao teu cabelo uma boa dose de nutrientes para ajudar a reparar as lesões e deixar o teu cabelo mais suave e melhor de uma forma geral. 

As máscaras capilares são versões mais espessas e nutritivas dos condicionadores normais, ajudando a combater algumas das lesões causadas ​​pelo teu ritual diário de cuidados com o cabelo. Para uma reparação profunda, experimenta a Máscara Repara e Protege da Pantene para reabastecer cada fio do teu cabelo, para um acabamento mais suave e forte. 

As Ampolas Concentradas Pantene Pro-V podem restaurar até três meses de lesões em apenas um minuto, reduzindo a probabilidade de formação de pontas espigadas.

As Ampolas Concentradas Pantene Pro-V  podem restaurar até três meses de lesões em apenas um minuto, reduzindo a probabilidade de formação de pontas espigadas. 

Além disso, as bisnagas úteis podem ser transportadas na tua mochila de ginástica ou bolsa para reparar o cabelo em qualquer lugar. 

Faz algumas das nossas pequenas mudanças de hábitos diários de tratamento capilar e poderás realmente reduzir o número de pontas espigadas. Chegou a hora de te livrar das pontas espigadas e desfiadas. 

*Resistência contra lesões causadas pela modelação capilar em comparação com champôs não condicionadores, volume em comparação com sem lavagem 

Produtos relacionados

Mais neste tópico