Pular para conteúdoPular para pesquisar
pantene logo
Como lidar com as pontas espigadas sem cortar o cabelo
A photo of sad young woman with damaged long dark hair looking at her hair tips

Como lidar com as pontas espigadas sem cortar o cabelo

Sabias que uma sessão de tratamento personalizado em casa pode ser exatamente o que precisas para te livrares das pontas espigadas? Portanto, se procuras coisas para fazer quando estás em casa e tens pontas espigadas para tratar, contina a ler para descobrires como resolver este problema em casa com os melhores tratamentos de pontas espigadas. Não precisas de tesouras!

Todas nós precisamos de um pouco de amor próprio de vez em quando, e se estás presa em casa, pode ser a oportunidade perfeita para te concentrares em ti própria... E nas pontas espigadas! Quanto mais tempo tiveres entre as tuas sessões importantes no cabeleireiro, mais começarás a notar pontas espigadas. Embora aparar as pontas de cabelo seja a maneira mais eficaz de te livrar das pontas espigadas, também há outras maneiras de cuidar delas. As melhores opções de tratamento das pontas espigadas funcionam ao fundir as pontas desfiadas e reduzir os sinais visíveis de pontas espigadas. Pensa nisso  como se tivesses de colar fios de cabelo. 

Continua a ler o nosso guia completo sobre como resolver o problema das pontas espigadas, desde o melhor tratamento até às opções de prevenção que ajudam a evitar que apareçam. No entanto, para ajudar melhor a evitar as pontas espigadas, primeiro deves saber as tuas causas! 

O que causa as pontas espigadas?

As pontas espigadas são provavelmente o sinal mais comum de que o teu cabelo está estragado; todas nós somos sujeitas ao mesmo desgaste diário. Estes pontos brancos nas extremidades do teu cabelo, ou até as extremidades que se partem completamente ao meio, são o que acontece quando o cabelo enfraquece com o passar do tempo. 

O nosso cabelo é sujeito a muitas fontes diferentes de atrito na vida quotidiana, como a criação de penteados com calor, o ambiente e a escovagem são apenas alguns dos fatores que podem estragar o nosso cabelo. As pontas do nosso cabelo podem rachar porque são a parte mais velha dos fios de cabelo e são expostas aos fatores mais prejudiciais e stressantes por um longo período de tempo. É por isso que as pontas de cabelo precisam de cuidados adicionais. 

O cabelo estragado é muito menos resistente à quebra; as cutículas capilares mais fracas têm uma maior probabilidade de rachar e descascar ou, em casos mais graves, quebrar completamente. Portanto, as pontas espigadas são um grande indicador de que o teu cabelo estragado precisa de alguns cuidados e atenção. 

É por isso que é tão importante reparar e prevenir as lesões capilares tendo em conta o teu método de criação de penteados, se quiseres manter os sinais visíveis de lesões à distância. No entanto, como podes tratar estas irritantes pontas desgastadas? 

Como resolver as pontas espigadas 

Sabemos que não gostas da ideia de cortar o cabelo porque o teu objetivo final é um cabelo comprido e exuberante, e às vezes isto é demorado e irritante. No entanto, os cortes de cabelo habituais retiram as partes mais secas do cabelo (ou seja, as pontas) que causam mais lesões ao longo do tempo. 

Um cabelo mais saudável é um cabelo cortado com mais frequência. Esforça-te para cortar o cabelo em intervalos de seis a oito semanas para que este tenha a saúde ideal; e, na verdade, mais ninguém vai notar que foi cortado. Vai valer a pena a longo prazo porque manterás as pontas mais saudáveis, o que significa que será necessário retirar menos quantidade. 

Se preferires não agendar um corte de cabelo, mas quiseres reparar as pontas espigadas, experimenta  

 aplicares um óleo , como o  que pode ser aplicado em cabelos molhados após a lavagem ou como um suplemento de hidratação entre lavagens. Manterás as pontas dos cabelos mais macias e hidratadas, e protegidas contra quebras capilares prematuras. 

Parte da reparação das pontas espigadas depende de algumas mudanças na tua rotina de cuidados com o cabelo, para minimizar mais lesões e ressecamento. Lembra-te de que as coisas que pode fazer para evitar pontas espigadas também impedem que estas piorem. 

Como evitar as pontas espigadas (ou impedi-las de piorar)

"Prevenir é melhor do que remediar" não é apenas um ditado popular. É verdade, especialmente em relação ao cabelo. Seguem-se algumas dicas para evitar a ocorrência de pontas espigadas. 

Utiliza champô e condicionador fortificantes

Um cabelo mais forte é um cabelo mais saudável, portanto o teu champô e condicionador habituais são ideias para começar a mudar a tua rotina para melhor. Experimenta o nosso Champô Pantene Superalimento  para um cabelo mais forte e cheio. É como um multivitamínico para o cabelo. Em conjunto com o nosso Condicionador 3 Minute Miracle Pantene Superalimento, o teu cabelo ficará nutrido, forte e brilhante, com um risco reduzido de quebra capilar e pontas espigadas. 

Minimiza a aplicação de produtos de pentear com calor

A criação de penteados com calor faz com que teu cabelo perca humidade e fique seco, deixando-o mais sujeito a quebras. 

 Se colocares uma gota de água na placa quente de uma ferramenta de criação de penteados com calor, depois chia e evapora. Imagina o que isso faria ao teu cabelo! 

É por isso que a proteção térmica para o cabelo é essencial quando o penteias. No entanto, reduzir a exposição do teu cabelo ao calor ou reduzir a temperatura das tuas ferramentas, se possível, pode fazer a diferença. 

Experimenta secar o cabelo ao ar livre com mais frequência ou desistir do modelador ou dos alisadores, sempre que possível, e optar por um cabelo natural. Prometemos que notarás a diferença depois de uma pausa. O teu cabelo natural pode até acabar por se tornar o teu penteado preferido! 

Outra dica é secares suavemente o cabelo com uma toalha e evitares o calor, quando possível. Simplesmente deixa a toalha absorver a humidade adicional; a chave é uma abordagem delicada. 

Utiliza a escova com cuidado

Obviamente, os cabelos lisos e não emaranhados parecem ser muito desejados, mas é importante ter cuidado e escovar ou pentear de forma a não sobrecarregar o cabelo. 

A regra número um ao utilizar uma escova é nunca pentear ou escovar o cabelo quando está molhado, pois é quando o teu cabelo está mais vulnerável e mais sujeito a quebrar e soltar. Evita pentes de metal também, uma vez que são mais propensos a prender do que uma escova natural. 

Também não se deve ripar o cabelo, visto que puxa as escamas capilares, levantando-as e deixando-as vulneráveis ​​a serem arrancadas. Experimenta um destes métodos para adicionar volume ao cabelo

Faz um tratamento uma ou duas vezes por semana

Os tratamentos capilares regulares são uma ótima maneira de hidratar profundamente o cabelo e resolver lesões difíceis. A Máscara Repara e Protege da Pantene  é uma solução intensamente nutritiva que pode ser aplicada uma a duas vezes por semana para ter cabelos mais lisos, brilhantes e com uma aparência mais saudável. 

Sentes-te pressionada pelo tempo ou não sabes quanto produto deve aplicar? As Ampolas Concentradas Resgate da Pantene contêm apenas a dose certa para o teu cabelo, portanto não há perigo de doses excessivas e só demoram 60 segundos a aplicar. Aplique uma vez por semana como um tratamento intensivo para melhorar a saúde do teu cabelo. 

As dicas anteriores sobre como te livrares das pontas espigadas sem cortar o cabelo, combinadas com um estilo de vida saudável, vão ajudar-te a ter um cabelo com uma aparência longa e saudável. Livra-te do cabelo quebradiço e das pontas espigadas. 

Se estás a esforçar-te para reparar as pontas espigadas, reunimos um pequeno guia prático de seis etapas para que o teu cabelo volte ao melhor estado. 

Produtos relacionados

Mais neste tópico