Pular para conteúdoPular para pesquisar
pantene logo
É o álcool mau para o cabelo?
A photo showing a woman with curly hair during hair styling

É o álcool mau para o cabelo? 

O álcool é conhecido em geral por secar, e embora seja divertido beber algumas bebidas numa saída à noite, não é o melhor para o teu cabelo. À medida que nos tornamos mais sofisticados e seletivos com os produtos que comemos, bebemos e usamos nos nossos corpos, também ficamos mais informados sobre os ingredientes contidos nos nossos produtos de higiene e cuidados com o cabelo.

Se já tiveste problemas com cabelo seco ou danificado, as probabilidades são de que já te deparaste com um conselho bem comum: evitar produtos que contêm álcool. A perceção geral é que todos os álcoois são secantes para os nossos cabelos tanto quanto são para os nossos corpos, mas nem todo o álcool é criado da mesma forma quando se trata de cuidados do cabelo. Embora tenha uma reputação de secar, existe mais do que um tipo de álcool (de facto, há imensos) nem todos são maus e até há alguns que são benéficos para a saúde do cabelo.

São todos os álcoois maus para o cabelo?

Não, não são, embora as subtilezas sejam um pouco científicas; existe álcool em produtos de cabelos por uma variedade de razões, e nem todos eles são prejudiciais. Tendemos a ficar confusos sobre o álcool porque, praticamente, é um termo genérico e quase sempre visto como negativo. Além disso, a maioria das listas de ingredientes contém vários tipos diferentes de álcoois com nomes diferentes. Não é de admirar que se pense que é o diabo em disfarce quando se trata dos cuidados do nosso cabelo. A primeira coisa mais importante a saber é que o álcool não é um único químico mas sim uma família de químicos com propriedades diferentes. Existem dois tipos principais de álcoois utilizados em produtos para o cabelo e para a pele: álcoois de cadeia-curta ou desidratantes e álcoois graxos ou emulsificantes de cadeia longa.

O bom e o mau álcool

Prepara-te para uma mini aula de ciência, mas uma com grandes pontos positivos para o teu cabelo. Os álcoois de cadeia curta são considerados negativos porque podem ter benefícios limitados para a grande maioria dos tipos de cabelos já que têm poucos átomos de carbono, algo que significa que são geralmente usados em produtos para o cabelo que precisam de um efeito de secagem rápido, também conhecidos como sprays. Eles evaporam rapidamente, então os agentes modeladores fixam-se de maneira mais rápida e funcionam melhor mas, por outro lado, o teu cabelo fica mais seco. Com o uso prolongado, isso faz com que a cutícula fique áspera, fazendo com que o cabelo fique seco e quebradiço e até mesmo em vias de se quebrar. Alguns dos álcoois de cadeia curta mais comuns que podes encontrar em produtos para o cabelo são etanol, álcool SD, álcool desnaturado, propanol, álcool propílico e também álcool isopropílico - são esses que deverá evitar.

Produtos sem álcool para o cabelo - o Santo Graal?

Mas o que fazemos se precisarmos de produtos que mantenham a forma e também aderência ao nosso estilo? A maioria de nós protege os nossos produtos de beleza mais amados com bastante amor, então o que se deve fazer caso esses estejam a danificar o nosso cabelo? A maioria dos produtos de ação rápida e sprays de aerossol dependem do tipo errado de álcool para manter a estabilidade, mas a Pantene tem trabalhado bastante arduamente para formular um produto sem álcool.

O Pantene Waterless Champô Seco Cheat Day , ao contrário dos champôs secos no mercado, não contém nenhum tipo de álcool, e assim refresca o cabelo da raíz às pontas em 60 segundos. Em vez disso, utiliza tapioca natural para trazer a vida natural ao teu cabelo sem ter de lavar e sem os efeitos secantes dos álcoois de cadeia curta.

Existem alguns bons álcoois nos produtos para o cabelo?

Embora muitos produtos para cabelo tenham ingredientes com nomes de álcoois, existem alguns que fornecem o oposto dos efeitos secantes dos álcoois de cadeia curta: encontra os álcoois graxos de cadeia longa. Esses são melhores do que os de cadeia curta e um dos ingredientes mais nutritivos. Os álcoois gordurosos costumam vir de plantas e óleos e adicionam o toque suave e texturas de cremes e loções. São adicionados como espessantes e emulsificantes (conhecidos como ingredientes que mantêm o óleo e a água em fórmulas misturados para que não se separem) mas são super hidratantes e bastante benéficos para o teu cabelo. Ao procurares no verso da garrafa pelos ingredientes dos teus produtos, os álcoois graxos mais comuns que pode encontrar são: álcool laurílico, álcool cetílico, álcool miristílico, álcool estearílico, álcool beenílico e álcool cetearílico.

É o álcool cetarílico mau para o cabelo?

Um dos álcoois graxos de cadeia curta mais comuns é o álcool cetarílico. Isto porque difere bastante dos outros tipos de álcoois, tal como o etanol. Encontrado na maioria dos produtos para cabelos secos ou com tendência a ficarem com frizz, tem propriedades incríveis de suavização e hidratação. Adicionado às formulações pelo seu luxuoso deslizamento, este facilita o desembaraçamento dos cabelos e mantém os cabelos hidratados e macios. Pensa nisso como o tratamento alcoólico favorito do teu cabelo, uma dose dupla de suavidade e calmante.

Todo o álcool faz mal ao cabelo?

Assim como o consumo excessivo de álcool pode prejudicar a saúde do cabelo, também podem os tipos incorretos de produtos com álcool. A ingestão de álcool externa e interna através de produtos leva à desidratação, o que dificulta o crescimento de um cabelo saudável e longo. O álcool aumenta o crescimento do cabelo? Infelizmente, é o contrário. Quanto mais o teu corpo absorve, mais o teu cabelo enfraquece, e uma vez que fraco o crescimento é quase impossível. O cabelo fino deve-se também ao excesso de álcool no sistema pois o corpo depende dos minerais zinco e ferro para um crescimento de cabelo saudável que está reduzido com consumo excessivo. Contudo, com a coleção da Pantene Waterless, que inclui

Creme de Caracóis Curl Affair, Champô Seco Cheat Day, Condicionador Mist Behaving e Spray Texturizante Sweet Mess, podes ter todos os benefícios de um cabelo limpo, fresco e perfeitamente estilizado, sem os efeitos negativos do álcool.

Queres mais dicas sobre cuidados para manter o teu cabelo na melhor forma? Reunimos então um guia útil para responder à pergunta mais feita: com que frequência se deve lavar o cabelo? A resposta está a um clique de distância!

Produtos relacionados

Mais neste tópico