Pular para conteúdoPular para pesquisar
pantene logo
Como lavar o teu cabelo com champô corretamente
A photo of a woman washing her hair and trying to clean her eyes from the shampoo

Como lavar o teu cabelo com champô corretamente

Tens lavado o teu cabelo várias vezes por semana desde que eras jovem, e sem dúvida que tens feito a mesma coisa que a tua mãe te ensinou desde então.

Mas já paraste para pensar se estás realmente a acertar com a rotina de lavagem? Como saber se estás definitivamente a fazer tudo certo?

A verdade é que aperfeiçoar os dias em que lavas o teu cabelo vai proporcionar uma séria melhoria na saúde e condição do teu cabelo. Faz esses pequenos ajustes na tua rotina para saberes como lavar o teu cabelo de maneira apropriada e ficarás seriamente grata por isso. Estás pronta? Vamos começar…

Desembaraça o teu cabelo suavemente

O teu cabelo está mais fraco quando está molhado, por isso é importante que o desembaraces antes de tomar banho, em vez de o fazeres durante ou mesmo depois da lavagem - caso contrário, é mais provável que prendas e partas o cabelo. Penteia suavemente antes de entrar no banho para lavar o mesmo com champô, usando uma escova natural ou um pente de dentes largos para minimizar o risco de nós.

Lava com champô como nunca antes

O cabelo saudável começa pela raiz, então vamos começar com algumas técnicas de champô para assegurar que sabes exatamente como lavar o cabelo da raiz às pontas.

Quando se trata da quantidade de champô a usar, a quantidade do tamanho de uma moeda é suficiente, e pode aumentar especialmente se o cabelo for grosso e se achares que precisas de mais poder de limpeza.

Uma vez que o teu cabelo está molhado, massaja o champô no teu couro cabeludo e raízes para remover todo o sebo e qualquer outra acumulação- este é o local onde “tudo” se acumula, então deve ser prioridade quando se lava o cabelo.

Uma vez que o teu cabelo está molhado, massaja o champô no teu couro cabeludo e raízes para remover todo o sebo e qualquer outra acumulação - este é o local onde “tudo” se acumula, então deve ser prioridade quando se lava o cabelo. Depois, desce até ao meio do cabelo e às pontas antes de enxaguar, evitando sempre água muito quente pois isso coloca o cabelo sob muita tensão.

Deixaste o dia da lavagem do cabelo até ao último minuto? Não hesites em lavar novamente com champô caso aches que o teu cabelo realmente necessita. Já sabes: ensaboa, enxagua e repete.

Escolher o champô certo

Em termos de escolher o champô certo para ti, existem algumas regras básicas que tens de ter em mente. A prioridade para cabelos finos que ficam pesados com facilidade é escolher uma fórmula que não seja carregada com agentes condicionadores pesados; o Champô Clássico da Pantene limpa gentilmente sem deixar resíduos.

No outro extremo, os tipos de cabelo mais espessos e encaracolados anseiam por esses ingredientes condicionadores. O champô Liso e Sedoso é ótimo para suavizar cachos crespos que têm frizz.

Não sabes qual é a melhor fórmula para ti? Certifica-te que lês o nosso guia detalhado sobre como escolher o condicionador correto para cabelo encaracolado e o melhor tratamento de reparação para cabelo danificado.

Aperfeiçoa a maneira como secas o cabelo

Mesmo antes de saires do banho, aperta gentilmente o cabelo para que ele liberte um pouco do excesso da água.

Mesmo antes de saires do banho, aperta gentilmente o cabelo para que ele liberte um pouco do excesso da água. É tentador esfregar o cabelo e secar com uma toalha, mas resiste a essa tentação! Esse processo é muito mau para o teu cabelo e pode causar danos a longo prazoe até quebras; algo que não queres de certeza para o teu cabelo.

Em vez disso, arranja uma t-shirt de algodão ou uma toalha de microfibras para enrolar o teu cabelo, já que isso vai tirar água do teu cabelo e também vai acelerar o processo de secagem.

Somos grandes defensores da secagem ao ar livre do cabelo, mas nem sempre pode ter tempo para estar sentada à espera que isso aconteça. Quando a secagem do cabelo é essencial, certifica-te que usas um protetor de calor.

Estiliza sem parar

Para ter o cabelo no seu melhor, a chave é estilizá-lo de maneira a que preserve a saúde do mesmo. Porque, lembra-te: cabelo saudável é cabelo mais bonito.

Antes de te magoares com qualquer ferramenta de modelagem térmica, certifica-te sempre que o teu cabelo está totalmente seco. Se deitares uma gota de água na placa de um alisador, então verás que frita completamente - de certeza que não queres que isso aconteça com o teu cabelo! Tal como acontece com o teu secador, baixa a temperature do teu modelador ou alisador.

Ou, ainda melhor, abraça totalmente a tua textura natural e deixe as ferramentas de lado por uma semana.

Esperamos que agora te sintas ainda mais confiante na maneira correta de tomar cuidado do teu cabelo desde a pré-lavagem a um bom dia de cabelo. Segue estas dicas e truques e o teu cabelo irá agradecer-te por isso.

Produtos relacionados

Mais neste tópico