Pular para conteúdoPular para pesquisar
pantene logo
Com que frequência deves lavar o teu cabelo?
A photo of a woman who hides one of her eye behind Pantene product bottle

Com que frequência deves lavar o teu cabelo?

Como e quando lavar o cabelo com champô é essencial para garantir que têm uma aparência fresca a partir do primeiro dia de lavagem até ao último - seja qual for a longevidade da lavagem! Agora, esta janela de oportunidade de tempo é diferente para cada pessoa, pois varia de acordo com o teu tipo de cabelo. Enquanto algumas pessoas seguem uma rotina diária regular para garantir madeixas suaves e não oleosas, outras podem aguentar até uma semana ou até mais, sem lavar. 

Se houvesse uma pergunta para um milhão de dólares, seria a eterna de: com que frequência devo lavar o meu cabelo? E existe ao menos uma resposta definitiva? Quer sejas um devoto da lavagem diária ou laves apenas semanalmente, existe uma forma de encontrar o equilíbrio perfeito para manter os cabelos saudáveis e limpos. Se queres ganhar um ou dois dias entre as lavagens ou procuras uma maneira de manter as tuas raízes limpas durante mais tempo, temos uma dica ou duas para ti também! 

Quantas vezes por semana deves lavar o cabelo

Com que frequência devo lavar o meu cabelo?

Regra geral, a maioria dos especialistas recomenda lavar o cabelo a cada dois ou três dias, embora isso, é claro, deva variar de acordo com o teu tipo de cabelo. De um modo geral, os tipos de cabelo mais finos têm maior probabilidade de ficar oleosos mais rapidamente e devem ser lavados com mais regularidade; logo que o cabelo perde volume e parece escorrido ou sem brilho, chegou o momento de lavá-lo, enquanto os tipos de cabelo mais espessos, encaracolados ou afro-caribenhos tendem a ser mais secos e podem ficar mais tempo sem serem lavados (por exemplo, 1 vez ou mais por semana). 

Até mesmo o cabelo oleoso, que tende a ficar gorduroso de forma extremamente rápida, pode beneficiar com um ou dois dias a mais entre as lavagens. Como sempre, os produtos que escolhe são fundamentais. Se tens cabelos oleosos, isso não significa necessariamente que devas tomar banho com mais frequência. O Champô Pantene Água Micelar  contém uma fórmula sem silicone que limpa os cabelos das impurezas, sem agressividade, nutrindo e revitalizando os cabelos ao mesmo tempo. 

No outro extremo do espetro, os tipos de cabelo mais secos podem beneficiar de períodos alargados entre as lavagens para permitirem que o efeito de condicionamento natural dos óleos do cabelo dê aos teus cabelos ressequidos a hidratação necessária. Os tipos de cabelos pintados, superprocessados, encaracolados e afro também podem beneficiar com menos lavagens, optando por uma ou duas vezes por semana para estimular a hidratação natural das tuas madeixas. 

Fatores ligados ao estilo de vida também afetam a frequência com que se deve lavar o cabelo, por exemplo, se faz exercícios pesados que libertam suor, usa muitos produtos para modelar/pentear ou trabalha em ambientes poluídos, pode ser necessário ou pode desejar lavar o cabelo com mais frequência. A resposta é diferente para cada pessoa e, por isso, também os produtos a serem usados e com que frequência. 

É prejudicial lavar o cabelo todos os dias?

Embora lavar o cabelo todos os dias debaixo de água possa parecer a coisa mais saudável a fazer pelos nossos cabelos e pela nossa aparência, pode ser contraproducente, pois lavar o cabelo com muita frequência pode, na verdade, fazer mais mal do que bem. É paradoxal, mas as pessoas que lavam muito o cabelo para se livrar do excesso de oleosidade têm maior probabilidade de causar o ressecamento do couro cabeludo e isso, por sua vez, produz mais oleosidade, criando um ciclo difícil de quebrar. 

Há algum problema em lavar o cabelo apenas uma vez por semana?

Depende do teu tipo de cabelo. Lavar o cabelo com menos frequência pode dar-te mais alguns minutos na cama, então o que há para não gostar? Para alguns tipos de cabelo, um regime de lavagem uma vez por semana dá ao cabelo tempo suficiente para se ajustar ao teu estilo - a textura natural pode melhorar a aparência de um alisado e secagem perfeita de dia 1 - ao mesmo tempo que oferece mais opções de penteado/modelagem. Esses óleos naturais podem melhorar a textura e aumentar o brilho e a hidratação. 

O champô seco é bom ou mau para o meu cabelo?

Não é má ideia dar um descanso ao cabelo de vez em quando e refrescar sem usar água. A atração principal da, um champô em espuma com complexo Pro-V e flor de orquídea, que funciona sem água para limpar e refrescar os cabelos desde a raiz. Contendo o ingrediente ativo tapioca, este champô de espuma seco derrete-se ao tocá-lo e absorve a sujidade e a gordura do cabelo desde a raiz. Não deixa resíduos visíveis e possui 0% de álcool, sem adição de sulfatos.

Com que frequência deves usar condicionador no teu cabelo

Logo que escolheres o teu regime de lavagem com champô, não abdiques da parte mais vital da equação, o condicionador. As pessoas com cabelos mais oleosos podem evitar o condicionador por medo de tornar o cabelo ainda mais húmido, mas com um condicionador leve e específico, mesmo os cabelos oleosos podem obter a nutrição que necessitam para dar hidratação, brilho e proteção ao cabelo, sem torná-lo oleoso ou pesado. Se desejas ter o máximo de levantamento e volume nas raízes, concentra-te em aplicar o condicionador na tua extensão e nas pontas especificamente.

A água pode danificar o meu cabelo?

Tomar banho, especialmente com água quente durante um longo período de tempo, pode ressecar o cabelo e o couro cabeludo. Dependendo da condição do teu cabelo, ele pode absorver até cerca de 50% do teu peso em água quando imerso, o que pode fazer com que os fios de cabelo se alonguem e percam um pouco da resistência à tração. Quando isto acontece, há um risco muito maior de quebra, emaranhamento e desgaste. O cabelo seco absorve os efeitos hidratantes, suavizantes e calmantes do condicionador a cada lavagem, por isso é importante usar um condicionador sempre depois de ter usado o champô. Uma vez por semana (ou mais frequentemente se necessário) podes usar um tratamento profundo para dar ao teu cabelo uma nutrição extra profunda. 

Posso usar condicionador o cabelo entre lavagens?

Agora é possível deixar o cabelo instantaneamente sedoso - entre as lavagens - com uma pulverização rápida do Pantene Waterless Condicionador Mist Behaving. Este produto  hidratante, leve e sem necessidade de usar água combate os cabelos rebeldes e frisados, e desembaraça até mesmo os cabelos mais espessos. Agora podes retocar facilmente e sair, quer esteja no escritório, em casa, no carro ou fora de casa com os amigos. Feito com um complexo Pro-V, ómega-9, aloé vera e óleo de jojoba, deixa o teu cabelo com aspeto saudável e nutrido durante 24 horas. Vai em frente e engana os dias maus com um dia ótimo para o cabelo usando a Coleção

Estás à procura de mais dicas sobre como evitar cabelos oleosos? Também temos outras dicas para ti! 

*não contém etanol 



Produtos relacionados

Mais neste tópico