Pular para conteúdoPular para pesquisar
pantene logo
O que causa cabelo seco?
A photo of woman with damaged blonde hair grabbing her hair disappointed

O que causa cabelo seco?

Todos nós conhecemos aquela sensação de ter o cabelo seco; passamos as mãos e sentimo-lo áspero, rígido e mais parecido com palha. Nenhuma dessas são maneiras de descrever o teu cabelo e perguntas, "porquê que o meu cabelo está tão seco e quebradiço?!".

Se te sentes assim sempre que tocas no teu cabelo, podes até sentir-te culpada, pois não consegues explicar de onde vem essa desidratação. Felizmente, estamos aqui para te ajudar a entender melhor as causas por trás do cabelo seco e alguns dos produtos para o cabelo de que precisas para a tua rotina.

Causas de um cabelo seco – Porque é que o meu cabelo está seco?

Existem alguns motivos pelos quais o cabelo pode ficar seco, áspero ou parecido com palha, mas todos os motivos têm um fator em comum - a hidratação que escapa e causa danos à superfície do cabelo.

Cada fio tem uma camada protetora, chamada cutícula, que não só protege o cabelo contra danos, mas ajuda a reter a hidratação, mantendo o cabelo hidratado, macio e liso.

Cada fio tem uma camada protetora, chamada cutícula, que não só protege o cabelo contra danos, mas ajuda a reter a hidratação, mantendo o cabelo hidratado, macio e liso. Um pouco como o telhado de uma casa que protege o interior da mesma. O telhado, ou camada externa do cabelo, pode ser danificado por agressores externos, como o clima. Danos no cabelo podem ser causados por modelagens excessivas, exposição aos elementos e hábitos inadequados de cuidado com o cabelo. Mesmo a má saúde física pode afetar o estado do cabelo. Isso faz com que a cutícula se levante, permitindo que a hidratação escape e deixando o cabelo com aparência áspera.

Num cabelo saudável, a camada de cutícula é plana, não levantada, protegendo as partes internas do fio e dando a aparência daquele cabelo liso e brilhante que tanto desejamos.

Fatores Ambientais

Tantas coisas podem contribuir para secar o cabelo - até o clima desempenha um papel importante! Durante os meses de verão, os níveis de calor e UV do pico do sol, colocam o teu cabelo sob muita tensão, retira a hidratação de teu cabelo e quebra o pigmento no cabelo que é necessário para filtrar a radiação de luz - especialmente se passas o verão em climas mais quentes. Ele seca o cabelo e pode danificá-lo fortemente com o passar do tempo. E se costumas nadar, os efeitos de desidratação agressivos do cloro e da água salgada do mar podem deixar o teu cabelo com uma sensação de palha. 

A tua rotina de cuidados do cabelo

Os danos causados por processos químicos de modelagem, como alisamento e coloração permanentes, podem danificar a estrutura do cabelo e deixá-lo com uma sensação/aparência seca. Além disso, as altas temperaturas dos produtos de modelagem térmica fazem com que o teu cabelo perca água, o que o deixa com aparência e sensação de seco. Se colocares uma gota de água na chapa quente do teu alisador de cabelo e ouvires um chiar e veres a gota de água a evaporar - agora imagina esse efeito de queimar no teu pobre cabelo! Secar o cabelo, regularmente, com um secador e com uma configuração de alta temperatura tem o mesmo efeito.

Pintar, descolorar e pentear quimicamente o teu cabelo são processos que alteram a estrutura do teu cabelo usando produtos químicos.

Pintar, descolorar e pentear quimicamente o teu cabelo são processos que alteram a estrutura do teu cabelo usando produtos químicos. Com o tempo, esses processos enfraquecem o cabelo, quebram a pigmentação do cabelo e incham as cutículas, resultando numa aparência seca e danificada.

Se não usares os produtos certos para o cabelo, isso também pode afetar a aparência do teu cabelo. Alguns produtos são especialmente formulados para nutrir e hidratar profundamente os fios, enquanto outros trabalham para dar volume ao cabelo fino e flácido. Este último pode não dar ao cabelo seco o apoio de hidratação de que necessita. Tiras mais proveito dos produtos que são especialmente desenhados que acomodam o teu tipo de cabelo e necessidades de cabelo.

Tipo de cabelo

Os tipos de cabelo também desempenham um papel importante no processo de desidratação. O cabelo encaracolado é um tipo particularmente sujeito a desidratação, especialmente nas pontas, por causa das curvas naturais na tua estrutura. Os óleos naturais segregados do couro cabeludo têm muito mais dificuldade em descer pelo fio do cabelo, por isso as pontas ficam especialmente secas.

Além disso, à medida que envelhecemos, o nosso couro cabeludo produz menos óleos naturais, o que, por tua vez, deixa o cabelo mais seco, pois as raízes ficam sob o couro cabeludo. Embora não possas interromper magicamente esse processo, antecipar essa mudança significa que serás capaz de aumentar os níveis de hidratação do teu cabelo para combater isso - procura fórmulas de champô e amaciador com agentes hidratantes para apoiar esse aumento de desidratação.

Agora que já identificaste as razões por trás da desidratação do teu cabelo, continua a ler para fazer as pequenas mudanças necessárias para um cabelo saudável e hidratado.

Problema de saúde subjacente

Se achas que deste todos os passos possíveis para maximizar a tua rotina de cuidados com o cabelo, mas ainda lutas com fios de cabelo secos e quebradiços, talvez seja necessário ir mais ao fundo da questão.

Fala com o teu médico para ver se há algum problema de saúde latente. Se tens défice de um nutriente essencial, como o cálcio, isso pode fazer com que o cabelo pareça e fique mais seco e fraco. Os desequilíbrios hormonais também podem causar estragos no estado do cabelo. O teu médico é a pessoa mais indicada para identificar se o cabelo seco e fraco é a ramificação de um problema maior.

Como lidar com o cabelo seco

Certifica-te de que o teu champô e amaciador são a combinação perfeita

As regras gerais aqui são que o cabelo mais fino precisa de ingredientes mais leves - champôs transparentes e amaciadores de espuma para evitar que o teu cabelo fique pesado - enquanto os tipos de cabelo áspero ou danificados podem absorver a nutrição mais facilmente. Cada tipo e estado de cabelo tem necessidades individuais, por isso é importante que adaptes o teu regime de cuidados de acordo com o teu tipo de cabelo.

Para cabelos um pouco danificados e expostos a muitos processos (seja de modelagem térmica ou tratamentos químicos), precisas de uma fórmula que ajude a controlar a condição do teu cabelo. A nossa gama Repara e Protege constituída por champô, amaciador e máscara não só atua sobre os sinais de danos visíveis, mas fornece nutrientes ao teu cabelo para oferecer alguma proteção no futuro.

O cabelo pintado e seco deve ser tratado com produtos que ajudem a prolongar a vida da tua coloração enquanto protege e nutre o teu cabelo - sabias que quanto mais pintas o teu cabelo, menos capaz ele é de reter essa cor? Aproveita a nossa gama Color Protect ao máximo para ajudar a manter o tom desejado e o cabelo o mais saudável possível.

O cabelo fino e seco combina bem com nossa gama Superalimento para uma melhoria na saúde - a mistura de nutrientes que cuidam do cabelo ajudará a dar ao teu cabelo um aumento de volume.

Precisas de uma explicação mais detalhada? Lê o nosso guia sobre como escolher o champô certo para ti e o que fazer e o que não fazer no amaciador profundo, para garantir que acertas em cheio na tua rotina.

Aplica condicionador no teu cabelo sempre que o lavas

Repete connosco: Condicionador não é uma opção! Mesmo os melhores tipos de cabelo precisam dos seus níveis de hidratação aumentados regularmente para manter um cabelo saudável. Trata-se apenas de escolher um produto amaciador certo para ti e que não deixe o teu cabelo pesado ou com hidratação insuficiente, dependendo do tipo e textura do teu cabelo.

Experimenta a nossa gama 3 Minute Miracle; cada amaciador personalizado atua como um tratamento profundo, mas pode ser usado em todas as lavagens, como um amaciador normal. Isso é o máximo! Para um mergulho ainda mais profundo na fórmula certa para ti, lê o nosso guia para o melhor amaciador para o cabelo seco.

Dá uma pausa aos teus produtos de modelagem térmica.

Ninguém está a dizer que te tens de apressar e despedir-te dos teus amados alisadores e varinhas de ondulação. Mas vale a pena dar um descanso ao teu cabelo de vez em quando, deixar seca-lo naturalmente se tiveres tempo ou abraçar a textura natural do teu cabelo por um ou dois dias.

Condicionador sem enxaguar? Sim, por favor!

Quem disse que o amaciador era só para o banho? Não há razão para que não possas usar algum tipo de amaciador para o cabelo seco entre as lavagens. As pessoas pensam que o óleo deixa o cabelo pesado e pegajoso, mas o óleo seco é facilmente absorvível, não é oleoso e realmente sacia qualquer fio capilar que pareça palha. Coloca o nosso Liso e Sedoso na tua mala para o reforço de hidratação fora de casa - ou mesmo nos dias sem lavagem - para suavizar o frisado e hidratar as pontas secas.

Máscara uma vez por semana

Assim como aplicas uma máscara facial na tua rotina de tratamento nos cuidados da pele, existem máscaras de tratamento profundo para o teu cabelo. Experimenta a nossa Repara e Protege - usa-a em vez do amaciador habitual no banho e deixa-a atuar por 2 minutos antes de enxaguar. Tens mais tempo e preferes um banho de imersão? Fica à vontade para deixar a máscara atuar por ainda mais tempo. Verás a diferença na hidratação e brilho do teu cabelo após apenas uma utilização!

Protege o teu cabelo

Não te expões ao sol sem aplicar FPS antes, então certifica-te de que também proteges o teu cabelo dos vários elementos. Usa um chapéu no verão e no inverno para o proteger dos danos do sol ou dos ventos fortes e frios, e estarás a preservar a saúde do teu cabelo a longo prazo.

Agora que estás mais ciente nas causas e no tratamento do cabelo seco, não temos dúvidas de que, a partir de agora, serás capaz de lidar com os fios secos e quebradiços. Lembra-te: protege e hidrata o teu cabelo sempre que possível e ele agradecer-te-á por isso.

Aí está um percurso nos diferentes champôs disponíveis para as tuas preocupações com o cabelo e como eles te podem beneficiar. Certifica-te de ler o nosso guia sobre como, adequadamente, lavar o teu cabelo com champô para garantir que obtenhas o máximo partido do teu champô.

Produtos relacionados

Mais neste tópico