Pular para conteúdoPular para pesquisar
pantene logo
Como prevenir cabelo oleoso
An image of Pantene Cheat Day Dry Shampoo Foam bottle in the marble surface next to the comb and bag stripes

Como prevenir cabelo oleoso

O cabelo oleoso tem uma má reputação, mas ao que chamamos de cabelo oleoso é, na verdade, um problema no couro cabeludo e é, simplesmente, o resultado de glândulas sebáceas hiperativas que produzem muito sebo. Embora essa substância oleosa tenha grandes benefícios, como manter o cabelo com aparência saudável, macio e evitar que resseque e se quebre, o excesso pode fazer com que o cabelo fique liso e oleoso (e não de uma maneira agradável).

Se tens a sensação que estás sempre a lavar o cabelo, isso pode ser demais e, na verdade, estás a contribuir para o dilema do teu cabelo oleoso. Por mais estranho que pareça, lavar o cabelo com muita frequência pode, na verdade, fazer com que ele produza mais sebo para compensar. Como prevenir o cabelo oleoso é uma questão tão complexa quanto com que frequência lavar o cabelo, mas é possível evitar que o cabelo fique oleoso tão rápido e que o cabelo fique oleoso durante a noite e entre as lavagens. Infelizmente, não há "cura" para o cabelo oleoso, pois estarás sempre a produzir sebo, mas podes mantê-lo sob controlo e garantir que isso não impeça que pareças e te sintas bem com algumas dicas e truques simples.

Porque é que o cabelo se torna oleoso

Embora o cabelo oleoso possa ser frustrante, na sua raiz (literalmente!) são, simplesmente, as qualidades protetoras e nutritivas do cabelo que se esgotaram. A ciência por trás disso é fácil; as glândulas no couro cabeludo próximas às raízes do cabelo na camada da pele chamada derme produzem sebo que hidrata o cabelo e o mantém com aparência saudável e forte da raiz e ao longo do seu comprimento. Quando elas produzem muito, muito rapidamente, o cabelo fica oleoso entre as lavagens. As pessoas mais suscetíveis ao acumular de oleosidade têm cabelos finos ou lisos onde é mais percetível, mas com alguns passos simples, passarás de oleoso a brilhante e aprenderás a gerir e controlar o problema no dia-a-dia.

Dicas e sugestões para pôr fim ao cabelo oleoso

Como evitar o cabelo oleoso? O champô seco é o melhor aliado do cabelo oleoso - neutraliza odores e remove a sujidade para deixar o cabelo com uma sensação de frescura e uma aparência mais limpa numa ação rápida. O champô seco não salva apenas o cabelo perfeitamente penteado de uma lavagem (e o subsequente desgaste do contacto prolongado com a água), mas também economiza o tempo e a energia pela manhã. Não há nada pior do que fazer um penteado espetacular e ter que lavar o cabelo no dia seguinte por causa de raízes sujas. Felizmente, os deuses do cabelo criaram o champô seco para que o cabelo permanecesse fresco entre as lavagens. O Champô seco em Espuma Pantene Cheat Day Champô Seco Cheat Day Waterless com complexo Pro-V e flor de orquídea, funciona sem água para limpar e refrescar o cabelo desde a raiz. Este champô seco não deixa resíduos visíveis e possui 0% de álcool, e sem adição de sulfatos. O champô seco não remove apenas o excesso de óleo do teu cabelo, mas também é o estimulante perfeito para cuidares do teu cabelo durante o dia e até à noite, adicionando textura e volume ao teus cabelos.

Principais razões pelas quais o cabelo fica oleoso

1. Mudança de estação

À medida que a temperatura sobe, também aumenta a nossa produção de suor, o que, por sua vez, torna ainda mais fácil para os óleos naturais deslizarem pelo comprimento do folículo capilar, transformando até mesmo a cabeça mais limpa do cabelo num caos escorregadio. Usa um belo chapéu de sol e imagina só a ação do folículo suado que está a acontecer no teu couro cabeludo. O verão pode ser uma época para bebidas no jardim e festivais de boutique com os teus amigos, mas também é a receita perfeita para cabelos oleosos. Mas há salvadores do verão, na forma do Champô Seco Cheat Day. Com tamanho conveniente para a tua mala de mão ou gaveta de mesa de trabalho, o tamanho portátil é perfeito para retoques fora de casa, absorvendo o óleo excessivo e dando vida extra a um cabelo que de outra forma poderia ser mais nojento do que lindo.

2. Hormonas

À medida que os níveis de hormonas mudam - desde a universidade ou stress no trabalho, a menstruação e gravidez - a reação do nosso corpo também pode causar a aceleração das glândulas sebáceas. A produção de óleo torna-se ainda mais extrema quando essas hormonas aumentam, então, embora algumas pessoas sintam os maiores efeitos do aumento da oleosidade (cabelo oleoso e borbulhas) durante esse período, outras não. Ninguém disse que a vida era justa, certo?

3. Tocar

Se há um hábito de cabelo que deve ser sagrado, é este: Para. De. Tocar. No. Teu. Cabelo! Mesmo que apliques champô seco nas raízes, os óleos naturais nas tuas mãos e dedos só farão com que o teu cabelo fique oleoso novamente. Se sofres de cabelo oleoso, só vai reiniciar o ciclo, portanto para agora.

4. Rotina de cortar o cabelo

Escolhe o teu champô e amaciador com cuidado, pois os produtos errados para o teu tipo de cabelo apenas estimulam um cabelo oleoso e liso. Se tens tendência para um cabelo ou couro cabeludo oleoso, evita qualquer champô ou amaciador rotulado com as palavras: 'seco', 'danificado' ou 'alisamento' e, em vez disso, opta por 'clarificar', 'purificar' e 'revitalizar'.

Para obter mais dicas, consulte nosso guia sobre como cuidar do cabelo oleoso.

*não contém etanol

Produtos relacionados

Mais neste tópico