Pular para conteúdoPular para pesquisar
pantene logo
Cabelo subitamente oleoso
A photo of upset woman with blond hair holding her hair

Cabelo subitamente oleoso

Porque é que o meu cabelo fica oleoso de repente?

Se experimentaste uma mudança repentina na rapidez com que o teu cabelo fica oleoso, existem vários potenciais culpados. Iremos analisá-los com mais profundidade abaixo. 

Alterações alimentares

Se fizeste alguma mudança na dieta ou no estilo de vida nos últimos meses, esta pode ser a razão pela qual o teu cabelo fica oleoso tão rápido. A melhor maneira de descobrires e corrigires o problema é conversando com o teu médico, antes de ajustar a tua rotina de cuidados com os cabelos para combater esta oleosidade adicional. 

Usar produtos que são muito pesados

Alteraste a tua rotina capilar recentemente? Todos nós queremos que os nossos cabelos estejam bem hidratados, pois a hidratação é a chave para um cabelo com aspeto e impressão saudáveis. Dito isto, nem todos os tipos de cabelo necessitam da mesma quantidade de hidratação fornecida pelos produtos – cabelos espessos, grossos ou encaracolados podem absorver muito mais hidratação do que os finos. Como resultado, se tens cabelo fino e estás a usar produtos hidratantes pesados, pode ser que o teu cabelo fique oleoso mais rapidamente devido ao excesso de hidratação. Para tipos de cabelo finos, obter o nível ideal de hidratação que não sobrecarregue o cabelo é uma arte. 

Os produtos de modelagem/penteado são fórmulas sem necessidade de enxaguamento que não são enxaguadas até à tua próxima lavagem, o que significa que não te irás livrar de nenhum resíduo após a aplicação. Com o tempo (às vezes algumas horas depois), eles acumulam-se no teu couro cabeludo, criando a aparência oleosa que tanto está a tentar evitar. A solução fácil é estar atento ao aplicar estes produtos ou ao deixar os produtos nas raízes – às vezes menos é mais! 

Outro possível culpado são champôs ou condicionadores que estejam a usar e que possam ser muito pesados para o teu cabelo, fazendo com que ele não consiga absorver toda a hidratação que lhe está a ser fornecida. Para cabelos que ficam oleosos facilmente, um champô transparente que não contenha agentes condicionantes pesados é uma necessidade – o nosso Campô Pantene Cuidado Clássico  irá deixar o teu cabelo fresco, sem nada que opossa  deixar pesado após as lavagens. 

Alterações hormonais: puberdade, gravidez e menopausa

A produção de sebo é controlada pelas nossas hormonas, então um aumento repentino na produção de oleosidade no couro cabeludo pode dever-se a mudanças hormonais. Se aconteceu recentemente algo importante na tua vida que se sabe que tem impacto nos teus níveis hormonais, isso pode estar a ter repercussão na quantidade de sebo que o teu couro cabeludo está a produzir. 

Descobriu-se que as alterações hormonais em diferentes fases da vida, como puberdade, gravidez e menopausa, afetam os níveis de sebo e, portanto, a maioria de nós passa por esta mudança em algum momento das nossas vidas. A puberdade é a etapa com maior probabilidade de ver um aumento nesses níveis, pois eles diminuem a partir dos vinte anos. Não entres em pânico, pois é possível controlar uma mudança nestes níveis tomando medidas de precaução no teu regime de cuidado capilar. 

Os níveis de sebo também podem ser afetados por determinadas doenças. Por isso, se notaste uma mudança muito incomum ou aumento substancial nos níveis de oleosidade, conversa com o teu médico para chegar ao fundo da questão. 

A Mãe Natureza e mudanças no meio ambiente

É possível que a mudança de estação (ou do clima, se viajaste recentemente) fizesse com que o teu couro cabeludo entrasse em sobrecarga e pensasse que precisava produzir oleosidade excessiva. As glândulas sebáceas adaptam-se para ajudar a proteger o couro cabeludo, muitas vezes, aumentando os níveis de oleosidade que produzem – mas, com frequência, o teu cabelo não consegue absorver toda esta oleosidade extra produzida, deixando-o com uma aparência oleosa. 

Tocar frequentemente no cabelo

Quer seja um tique nervoso, algo no qual não pensas conscientemente ou algo que te deixa feliz quando acabas de pentear o cabelo, tocar no teu cabelo pode deixá-lo oleoso. 

Parece simples, mas tocar no cabelo ou mesmo mover a tua risca de um lado para o outro aumenta a distribuição do sebo pelo cabelo, levando a uma aparência mais oleosa. Tens tocado ou mexido muito no teu cabelo ultimamente? O teu cabelo repentinamente oleoso pode estar relacionado com isso. A mesma lógica aplica-se se começaste recentemente a usar chapéus; o teu cabelo oleoso pode ser uma resposta a esta mudança. 

A solução? Quando fores tentada a mexer no cabelo, amarra-o para evitar tocar nele. 

Produtos relacionados

Mais neste tópico