Pular para conteúdoPular para pesquisar
pantene logo
Porque é que o meu cabelo está a enfraquecer?
Porque é que o meu cabelo está a enfraquecer?

Porque é que o meu cabelo está a enfraquecer? 

Percebeste que o teu cabelo está mais fino do que o normal, mas não conseguiste descobrir o porquê? Isto vai ajudar-te a perceber mais...

Quando te apercebes que o teu cabelo está a ficar mais fino, pode ser o resultado de um de dois fatores: redução da densidade do cabelo, o número de fios de cabelo na cabeça, ou uma mudança na espessura individual dos fios de cabelo. Nenhuma das opções é particularmente agradável de ver. A boa notícia é que, depois de saberes a resposta à pergunta "Porque é que o meu cabelo está a enfraquecer?", estarás um passo mais perto da solução. 

Se notaste que tens um enfraquecimento capilar, não estás sozinha, uma vez que 80% das mulheres sofrem de lesões capilares que fazem o cabelo parecer fino, e 25% das mulheres têm preocupações com cabelos finos. 

Portanto, como se descobre a razão do enfraquecimento capilar? Para começar, o melhor é continuares a ler... 
Porque é que o meu cabelo está a enfraquecer?

Observa os teus pais. Isso mesmo... Se os teus pais têm falta de cabelo, é provável que esta seja genética, e a resposta à pergunta "Porque é que o meu cabelo está a enfraquecer?" tem a ver com os genes de família. O que acontece durante a queda de cabelo genética é que alguns dos teus folículos capilares são sensíveis às hormonas masculinas, o que significa que os afetados encolhem um pouco e produzem fios de cabelo cada vez mais finos, suscetíveis de caírem com mais frequência. 

No entanto, se todos na tua família têm cabelos bem preenchidos e nunca se perguntaram "Porque é que o meu cabelo está tão fino?", pode haver outras causas... 

• Gravidez. Tudo pode ser um pouco afetado durante a gravidez, incluindo a espessura do teu cabelo. Algumas mulheres percebem que os cabelos ficam especialmente grossos durante a gravidez. A questão é que isto é apenas um aumento de cabelo temporário (ou, como se acabou por constatar, a contenção da queda de cabelo!). Depois do parto, o cabelo cai devido à queda dos níveis de estrogénio. Isto pode fazer com que o cabelo pareça mais fino ou menos cheio, mas os efeitos são apenas temporários e o cabelo deve voltar ao normal depois de um ano ou mais. 

• Quaisquer variações hormonais. Começaste a tomar a pílula? Paraste de tomar a pílula? Estás na menopausa? Ou talvez tenhas perdido ou ganhado algum peso, o que afetou as tuas hormonas? Tudo isto muda o funcionamento do teu corpo e pode ser o motivo pelo qual o cabelo está a cair. Se estás à procura de respostas específicas sobre o motivo pelo qual o teu cabelo está a ficar mais fino na frente, a causa mais provável são as alterações hormonais, uma vez que tendem a dar origem à perda de cabelo na parte superior do couro cabeludo. As mudanças hormonais também são uma das razões pelas quais a densidade capilar muda com a idade. Quanto mais velha se fica, mais fino o cabelo se torna. Se sentires que está a perder mais do que o normal, convém entrares em contacto com o teu médico de família. Para a tua rotina de cuidados com o cabelo, consulta a nossa Hair Biology desenvolvida para uma vida inteira de cabelos elegantes. 

• Estresse. Já deves ter ouvido alguém a dizer que está tão stressada que o seu cabelo começou a cair. Na verdade, isto pode acontecer de certa maneira. O Estresse aumenta os níveis de hormonas masculinas, o que pode causar a perda de cabelo (assim como outras coisas indesejáveis, como a caspa ou um couro cabeludo seco). O Estresse não é bom e pode ser difícil de controlar, mas se é o motivo pelo qual o cabelo está a ficar fino, o caminho a percorrer é começares por algumas mudanças no estilo de vida, para minimizares os níveis de Estresse. Fazer uma pequena massagem na cabeça também pode fazer a diferença e estimular o crescimento de cabelo ao aumentar a circulação. Adiciona o Tratamento Fortalecedor de Raízes Pro-V Miracles Crescimento com Força, infundido com bambu, biotina e cafeína, à tua rotina de tratamento do cabelo e massaja as raízes para criar o ambiente mais adequado a um melhor crescimento capilar. 

• Estilos de cabelo complicados. Isto pode surpreender-te, mas alguns estilos de cabelo podem causar a perda de cabelo. É verdade! Um rabo-de-cavalo apertado, ganchos de cabelo apertados, ou penteados que requerem muitas ferramentas de modelação capilar térmica podem causar lesões nos fios de cabelo, provocando a perda de cabelo. O motivo pelo qual o cabelo está a ficar fino pode ser resultado da quebra de cabelo. Se quiseres resolver este problema, não utilizes produtos à base de calor. Fortalece os fios de cabelo com a  Máscara de Cabelo Pro-V Miracles Crescimento com Força, que reduz a perda de cabelo em 96%**. Dependendo da condição dos fios de cabelo, aplica uma a duas vezes por semana, ou conforme necessário, para reconstruires o cabelo e proporcionares uma defesa contra a quebra de cabelo. Protege e reconstrói a queratina do teu cabelo. É preciso dizer mais? 

• A tua dieta. Pode soar estranho dizer que a tua dieta pode ser a resposta à pergunta "Porque é que o meu cabelo está a enfraquecer?", mas é verdade. Uma das melhores maneiras de garantir que o cabelo cresça saudável e forte é teres uma dieta equilibrada que inclua todos os grupos de alimentos vitais. A investigação mostrou que há duas coisas que realmente afetam o crescimento de cabelo: a vitamina B12 e o ferro. Portanto, come verduras para o ferro e, se és vegetariana e não consegues ingerir a vitamina B12 das proteínas animais, experimenta suplementos de boa qualidade. 

• Medicação. Há alguns medicamentos que afetam o crescimento de cabelo, incluindo betabloqueadores, antidepressivos e Accutane. Se estás preocupada com a possibilidade de ser esta a causa, marca uma consulta com o teu médico de família. 

Independentemente da causa, podes combater o enfraquecimento capilar com os produtos certos e os cuidados adequados. Começa no chuveiro com uma combinação de fortificantes, como o Champô Pro-V Miracles Crescimento Com Força  e o Condicionador  Pro-V Miracles Crescimento Com Força. Ambos contêm uma mistura única de Pro-V com bambu e biotina, para realmente ajudar o cabelo a crescer forte e saudável. Isto protege o cabelo contra quebras, o que resulta na aparência fina que estás a tentar evitar. Também podes ler sobre o que fazer para tratar o enfraquecimento capilar, obter dicas úteis para ajudar a obter a aparência mais cheia que desejas e ter dias com o cabelo mais saudável. 

*resistência contra as lesões da modelação capilar, em comparação com champôsnão condicionadores 
**perda de cabelo devido à quebra capilar, em comparação com champôsnão condicionadores 

Produtos relacionados

Mais neste tópico