Pular para conteúdoPular para pesquisar
pantene logo
Como prevenir a queda de cabelo.
A portrait of a woman with long brown shiny hair looking at the brush in her hand

Como prevenir a queda de cabelo

A perda de cabelo pode aparecer a qualquer momento e por várias razões. Neste artigo, explicamos como lidar com cada causa.

Sabias que é completamente natural perderes entre 50 e 100 fios de cabelo por dia? Pode parecer um número impressionante de fios de cabelo, mas se considerares a queda diária de cabelo, esta poderá ser uma razão. Este tipo de perda de cabelo deve-se ao ciclo natural de crescimento capilar e à quebra de cabelo. Portanto, se detetares mais cabelo na escova ou no ralo do chuveiro, poderá não ser necessário preocupares-te. Além disso, se tiveres cabelos mais escuros ou longos, poderás parecer que estás a perder mais, mas não te preocupes. Contina a ler. 

Se achas que está a perder mais do que a quantidade diária e queres saber como prevenir a queda de cabelo, um bom lugar para começares é investigares as possíveis causas. 

Os fatores que desencadeiam a perda de cabelo enquadram-se em três categorias: genética (que geralmente significa uma perda de cabelo permanente), perda de cabelo resultante de lesões e perda de cabelo geralmente temporária como resultado de uma doença, alterações hormonais (como no período pós-gravidez) ou fatores associados ao estilo de vida. 

A boa notícia é que a perda de cabelo devido a lesões ou fatores de estilo de vida pode ser prevenida.  

Os fatores de estilo de vida, como o stresse, o meio ambiente e os maus hábitos (como fumar), podem contribuir para a perda de cabelo. Portanto, se queres saber como prevenir a perda de cabelo, fazer uma pequena avaliação ao nosso estilo de vida é um bom lugar para começar. 

• Reduz os níveis de stress 
Se estiveres mais stressada do que o normal, poderás notar mais perda de cabelo como resultado. Portanto, neutraliza o efeito, reservando algum tempo para ti própria, reavaliando as prioridades da tua vida. Pode parecer simples, mas fazer exercícios e aproveitar algum tempo para caminhar, ler uma revista ou um livro, dormir ou meditar, pode alterar os teus níveis gerais de stresse e ajudar a prevenir a perda de cabelo. Esta é uma das principais áreas onde podes parar a perda de cabelo e fazer com que o cabelo comece a crescer naturalmente. Quando os níveis de stress são baixos, as taxas de crescimento de cabelo normalizam-se, tornando a perda de cabelo menos proeminente. 

Experimente aproveitar algum do teu tempo para tratar de si em casa. A Máscara Pantene Pro-V Miracles Crescimento com Força , infundida com queratina, bambu e biotina, é ideal para ajudar e está comprovada como capaz de fortalecer os fios de cabelo, reduzindo a perda de cabelo em até 96%*. A combinação perfeita para uma noite em casa ou para um domingo livre de preocupações. 

• Mantém a tua dieta sob controlo 
Uma dieta saudável rica em vitaminas e nutrientes ajuda muito a garantir que os fios de cabelo permanecem saudáveis ​​e fortes. Se faltam nutrientes essenciais na tua dieta, característicos de uma dieta bem equilibrada, isso pode não afetar apenas o crescimento de cabelo, mas também a condição dos fios de cabelo existentes. Se não estás a consumir calorias suficientes ou tens falta de proteína, fica ciente de que o teu corpo precisa de nutrientes para funcionar corretamente. 

Especificamente sobre  como prevenir a perda de cabelo nas mulheres, as flutuações hormonais podem realmente aumentar a perda de cabelo. Uma boa dieta, conforme recomendado pelo teu médico, pode ser apenas a chave para prevenir a perda de cabelo por causa de um desequilíbrio hormonal. Também vale a pena lembrar que os níveis de hormonas mudam ao longo da vida de uma mulher, o que pode afetar a perda de cabelo em qualquer estágio. Não te preocupes se estiveres no período pós-gravidez, o que é completamente normal. O cabelo cai menos durante a gravidez, mas cai mais após a gravidez como resultado. Portanto, não entres em pânico caso observes uma maior perda de cabelo. Se achas que um desequilíbrio hormonal pode estar na raiz da tua perda de cabelo e estás preocupada, marca uma consulta com o teu médico para obter conselhos sobre o que fazer. 

• Examina a tua pele e o teu couro cabeludo 
Assim como uma planta precisa das condições certas para crescer num vaso, os fios de cabelos também têm a mesma necessidade na tua cabeça. Um couro cabeludo saudável pode levar ao crescimento saudável do cabelo. Por isso, se tiveres irritações no couro cabeludo, vale a pena pesquisar as possíveis causas como uma forma de parar e prevenir a perda de cabelo. 

• Trata e protege o teu cabelo e couro cabeludo 
O ambiente pode desempenhar um grande papel na condição do teu cabelo. Uma mudança de estação pode significar que precisas de fazer alguns ajustes na tua rotina diária para proteger o teu cabelo contra deterioração. Um chapéu de verão para te protegeres contra os raios ultravioleta pode fazer uma grande diferença na resistência do teu cabelo. Durante os meses de inverno, o cabelo pode parecer quebradiço e seco, portanto deves intensificar os tratamentos de condicionamento para beneficiar o teu cabelo. Independentemente da estação, podes facilitar com um melhor crescimento de cabelo ao estimular as raízes com o Tratamento Fortalecedor de Raízes Pro-V Miracles Crescimento com Força . Com uma mistura eficaz única que combina a ciência do Pro-V com biotina, cafeína, vitamina B3 e pantenol, este tratamento fortificante fornece resistência e espessura a cada fio de cabelo individual. É perfeito em combinação com a Máscara Pantene Pro-V Miracles Crescimento com Força, caso estejas à procura de soluções sobre como prevenir a perda de cabelo e ter cabelos mais grossos e com uma aparência mais cheia. 

A poluição também tem sido associada à perda de cabelo, causando lesões ao estado do mesmo. Se moras numa área com alta poluição ou estás exposta de alguma forma, aplica um champô de limpeza que retire as impurezas do cabelo, enquanto o fortifica para proporcionar uma proteção contra a queda capilar. O Champô Pantene Pro-V Miracles Crescimento com Força não tem óleos minerais e corantes, e contém ingredientes nutritivos para o cabelo. Infundido com bambu, a fórmula de mistura de nutrientes do Pro-V funciona para limpar o cabelo, enquanto o fortalece de dentro para fora e reduz a queda de cabelo causada pela modelação capilar. 

Dica: delicia-te com uma massagem na cabeça, aplicando o Champô Pantene Pro-V Miracles Crescimento com Força por todo o cabelo. Uma breve massagem pode ajudar a aliviar o stress, enquanto lavas o cabelo. Depois de utilizares o condicionador certo para o cabelo, finaliza com uma lavagem com água fria para aumentar a circulação, que é uma crença comum para promover o crescimento saudável de cabelo. 

• Abandona os maus hábitos 
A calvície e a queda de cabelo têm sido associadas ao excesso de consumo de tabaco, em conjunto com uma longa lista de outros efeitos adversos. Precisamos de dizer mais? 

• Utiliza uma configuração de calor mais baixa nas ferramentas de
modelação capilar 

Quanto maior o calor, mais seca e estraga o cabelo. Acredita-se que a diminuição da temperatura ajuda a parar a perda de cabelo causada pela quebra de cabelo. Também vale a pena passar levemente a escova para evitar as lesões e quebras que resultam na queda de cabelo. 

Antes de te penteares, aplica um tratamento ao cabelo que não requeira lavagem, para dar ao cabelo um aumento adicional de hidratação e proteção contra as lesões causadas ​​pela modelação capilar. Quando terminares a tua rotina de cuidados com o cabelo no chuveiro, aplica um pouco dos Cremes de Pentar da Panteneem cabelos húmidos ou secos.  

• Controla os teus métodos de pentear 
Se prenderes o cabelo com rabos-de-cavalo muito apertados ou utilizares acessórios que possam ficar muito presos ao cabelo, opta por diferentes métodos de pentear que sejam mais suaves com o cabelo. Parte de como impedir a queda de cabelo é prevenir as lesões que provocam a quebra de cabelo. Portanto, não puxes nem apertes muito o cabelo. 

Oitenta por cento das mulheres sofrem lesões capilares que resultam na queda de cabelo, mas com estes penteados úteis para evitar quebras, estarás no caminho certo para ter um cabelo mais espesso, forte e saudável, e dias com um cabelo mais elegante de uma forma mais frequente. 

Estás à procura de métodos para deixar o cabelo crescer de uma forma mais rápida? Consulta o nosso guia, que contém conselhos dos nossos especialistas. 

*perda de cabelo devido à quebra de cabelo, em comparação com champôs não condicionadores 
**resistência contra lesões causadas por penteados, em comparação com champôs não condicionadores

Produtos relacionados

Mais neste tópico