Pular para conteúdoPular para pesquisar
pantene logo
Prevenção de danos graves para o cabelo
A photo of a woman with long brown hair styling her hair with a curling iron

Prevenção de danos graves para o cabelo

O que causa o cabelo quebradiço e danificado?

Os principais culpados.

Não existe uma resposta universal; existem tantas razões para o cabelo estar danificado quanto existem rotinas de tratamento capilar. Vamos falar sobre algumas das diferentes causas- podes reconhecer alguns dos teus próprios hábitos de estilo!

Danos no cabelo pintado: como proteger e recuperar

Não tens a certeza do que acontece quando pintas o cabelo e porque é que isso pode quebrá-lo e danificá-lo? Podes ficar surpresa ao saber que a coloração do cabelo, seja para torná-lo mais claro ou mais escuro, muda a química do mesmo. Para fazer com que a tinta ou o descolorante penetre no cabelo, penetrando na superfície, o corante é formulado para abrir pequenos buracos na superfície.

Este processo aumenta a porosidade do teu cabelo ao mesmo tempo, o que significa que a água pode entrar e sair do cabelo mais facilmente, levando consigo as moléculas da cor.

Infelizmente, também diminui a resistência do teu cabelo para aguentar a quebra do mesmo e aumenta a fricção entre as fibras de cabelo individuais. Em conclusão, isso deixa a superfície do cabelo áspera e seca, ficando menos brilhante e mais sujeito a frizz.

A boa notícia é que existem maneiras de proteger teu cabelo e ajudá-lo a recuperar-se após uma sessão de coloração em casa ou uma visita ao cabeleireiro.

Máscaras profundas com ingredientes intensamente nutritivos são as tuas aliadas aqui; aplique a Máscara Repara e Protege da Pantene uma ou duas vezes por semana para restaurar a suavidade e flexibilidade

Usar produtos que ajudam a prolongar a vida da tua cor também pode significar que precisa de pintar o cabelo com menos frequência. Usada em conjunto com teu champô e condicionador habituais, a máscara  Pantene Pro-V Color Protect funciona para manter a cor do teu cabelo vibrante, bloqueando a humidade para evitar o descoloração. Certifica-te de mantê-la por alguns minutos antes de enxaguar, pois isso realmente ajuda a selar a cor.

Tratamentos químicos: permanentes e alisamentos químicos

Permanentes e alisamentos químicos são ótimas maneiras de mudar e transformar o teu visual. Mas com essas mudanças vem uma quantidade significativa de danos ao teu cabelo.

A permanente ou o alisamento permanente usa agentes químicos projetados para quebrar a estrutura do teu cabelo para criar uma forma completamente nova e fixá-la no lugar. Ao mesmo tempo em que renova a tua aparência, o processo pode tornar o cabelo incrivelmente vulnerável, pois quebra os ligamentos do cabelo, deixando-o frágil e mais sujeito a quebras.

A solução? Semelhante ao cabelo descolorado ou com cor, o melhor tratamento para esses fios é uma máscara profundamente nutritiva que ajudará a restaurar a suavidade e flexibilidade. Usa a Máscara Repara e Protege da Pantene uma ou duas vezes por semana.

Reduz a temperatura: O quão prejudicial é um tratamento térmico?

Se usas um secador de cabelo para secar e modelar, saberás que ele pode ser o teu melhor amigo e pior inimigo . Enquanto os secadores de cabelo suavizam e alisam os fios, tornando-os mais fáceis de pentear, esta ferramenta muito apreciada também pode causar danos ao cabelo, tornando-o seco e frisado com o tempo.

Muito calor rouba do teu cabelo a hidratação que é essencial para aquela sensação exuberante e saudável que anseias.

Mas existem culpados maiores: alisadores e onduladores, porque eles estão em contato direto com o teu cabelo e chegam a temperaturas muito mais altas - até 110 graus!

Na verdade, se o alisador ou ondulador estiver muito quente, a água do cabelo pode ferver e formar bolhas de calor dentro do cabelo amolecido. Sim, é verdade.

Experimenta colocar uma gota de água no alisador de cabelo quando estiver ligado. Verás que a gota ferve e lentamente começa a evaporar. O teu cabelo está a passar exatamente pelo mesmo processo, o que aumenta o ressecamento e maximiza o risco de danos ao cabelo.

Ninguém te está a pedir que sacrifiques os teus secadores ou alisadores; pode ser a única maneira de conseguir o estilo perfeito que procuras. Só precisarás de algum fixador de cabelo perto de ti para sustentar o teu cabelo dos efeitos prejudiciais.

- Começa com uma toalha

Se o tempo permitir - todos nós somos vítimas da correria matinal! - evita usar o secador logo após a lavagem. Seca com uma toalha, em seguida, enrola o cabelo numa toalha e deixa secar um pouco enquanto te arranjas. Quanto menos encharcado estiver o teu cabelo, menos sensível será ao calor.

- Usa um spray de proteção térmica

Aplica uma boa dose de spray de proteção térmica no comprimento e pontas do teu cabelo antes de secar, alisar ou ondular o cabelo.

- Usa uma escova macia

Escovas redondas são as melhores para conseguir aquele look de salão de beleza, mas elas também são prejudiciais quando usadas junto com o secador. Então, se estiveres a usar, vai com calma.

- Baixa a temperatura

Usar dispositivos para estilizar o cabelo na menor temperatura (por volta dos 80 graus se possível) irá ajudar a manter o teu cabelo macio e com uma aparência saudável.

Stress do verão: sol, sal do mar e cloro

A luz solar é ótima para o nosso humor, mas pode tirar a vida do teu cabelo - assim como o cloro e o sal marinho de toda aquela época de natação nas férias de verão. Pensa nos danos que o sol causa na tua pele quando não a proteges - não irias deitar-te no sol do meio-dia sem primeiro passar protetor solar. Mas o teu cabelo é tão frágil quanto a tua pele e merece o mesmo nível de cuidado.

A luz ultravioleta afeta a cutícula do cabelo de uma forma semelhante à lixívia; eventualmente, ele quebra a queratina do cabelo. Isto pode resultar em madeixas mais claras, ressecamento e, se pintares o cabelo, mudando de tom (alguns, é claro, gostam dos tons mais claros que o sol traz aos cabelos!).

Então, se vais ficar ao sol por um longo período de tempo, certifica-te de cobrir o teu cabelo com um chapéu para protegê-lo de danos. Boas notícias: também protegerás o teu couro cabeludo dos danos do sol, ou de vermelhidão e caspa.

Também podes manter o teu cabelo hidratado levando o Óleo Repara e Protege, com Queratina, da Panten, onde quer que vás, para evitar os efeitos de ressecamento, os efeitos do sol. É leve o suficiente para ser facilmente absorvido pelo cabelo e para mantê-lo macio e sedoso durante todo o dia.

Depois de um mergulho no mar, opta por um champô e condicionador como o Repara e Protege para não só te livrares do sal marinho, mas também nutrires os cabelos para suavizar e restaurar o brilho. Para cabelos que foram expostos ao cloro, um champô clareador é o melhor, pois limpa profundamente o cabelo de produtos químicos prejudiciais que podem causar danos ao teu cabelo. Depois da limpeza usa o condicionador Pantene Pro-V 3MM Repara e Protege para resultados leves e instantâneos que deixam o cabelo protegido contra stress externo e danos causados pelo penteado. Se usares em todas as lavagens, vais transformar os cabelos danificados sem a oleosidade.

Para a pós-reabilitação do teu cabelo, nutre usando as nossas Ampolas Concentradas Resgaste. Elas podem reduzir os sinais de 3 meses de cabelo danificado. Também podes levá-los contigo nas férias, uma vez que o tamanho da ampola torna-o fácil de colocar na tua mala de viagem. Fácil!

Quer coloques na tua bagagem ou cuides das tuas madeixas quando chegares a casa para um pequeno tratamento pós-férias (porque todos nós queremos que a sensação de férias dure!), usa a Máscara Repara e Protege da para um aumento intensivo de hidratação para cabelos cansados e desidratados. Com a fórmula Pro-V e nutrientes ativos, vai deixar o cabelo com uma aparência tão fresca quanto antes das férias. Diverte-te, resgata e reinicia!

Desgaste Diário

Sê gentil com a tua escova
O teu cabelo é muito forte e pode suportar vários estilos diferentes. Mas só até um certo ponto pode ser empurrado, e escovar ou pentear excessivamente sobrecarrega o cabelo - especialmente se estiver molhado e / ou emaranhado. Com o tempo, a força da escovação excessiva pode deixar o teu cabelo mais áspero e mais difícil de manusear. A regra de ouro da escovagem? Nunca escoves o cabelo quando estiver molhado, pois está mais vulnerável e vais colocá-lo sob muita tensão. Em vez disso, espera até que teu cabelo esteja completamente seco antes de escová-lo novamente com a escova ou o pente.

Pentear o cabelo para trás é um estilo particular não aplicável, pois puxa as escamas da cutícula e pode resultar em cabelo quebradiço. Uma vez que as escamas da cutícula são levantadas, da próxima vez que um pente ou escova passar sobre elas, elas serão arrancadas. Portanto, toma cuidado se és um fã de pentear o cabelo ao contrário para volume!

Sê gentil com a toalha
É tentador secar bem o cabelo com a toalha para secá-lo bruscamente antes de secar. No entanto, todo esse manuseio brusco pode fazer com que o teu cabelo se rasgue e se quebre; em vez disso, seca cuidadosamente o teu couro cabeludo com uma toalha e, em seguida, abraça suavemente o comprimento do cabelo com a toalha. Melhor ainda; enrola o cabelo numa toalha de microfibra ou uma t-shirt de algodão para tirar a água antes de secá-lo ...

Usa um tratamento leave-in
Repara e protege os teus cabelos ao longo do dia com um tratamento leave-in que age arduamente, sem o peso. O condicionador seco suaviza e condiciona o cabelo entre as lavagens, e tem o cheiro de um sonho absoluto! Cheio de coisas boas, apenas algumas borrifadas irão ajudar-te a traçar o teu caminho para um ótimo dia de cabelo, fácil! Com uma fórmula que combina o complexo Pro-V, Ômega-9, aloé vera e óleo de jojoba, vai deixar o cabelo com aspeto e sensação de nutrição e saúde por um período de 24 horas. Para não mencionar, o aroma exótico de coco fresco e pêssego que te vai fazer virar a cabeça por todos os motivos certos.

Controlo de danos: 3 etapas fáceis para cuidar do cabelo

Todos nós amamos coordenação, certo? Combinar os teus produtos para o cabelo de acordo com as tuas preocupações é essencial se desejas um cabelo que tenha uma boa aparência e um toque agradável. Se costumas passar pelo torcedor com estilo, procura produtos que ajudem a reparar os sinais de danos ao cabelo. A nossa linha Repara e Protege  reverte instantaneamente os sinais de danos para o cabelo que brilha, restaurando a força do teu cabelo e protegendo contra danos futuros ao penteado e pontas espigadas.

Condiciona teu cabelo ao lavar – Todas. As. Lavagens.

Cabelo macio, brilhante e flexível vem ao passar condicionador no teu cabelo cada vez que o lavas. Queres manter os níveis de dano sob controle? Nunca ficas sem um bom condicionador na tua casa de banho. Melhora o teor de humidade do cabelo danificado e alisa a cutícula para ajudar a revitalizar a aparência do teu cabelo.

Mesmo que o teu cabelo fique pesado com facilidade, não deves passar a etapa de acondicionamento, mas em vez disso, procure um condicionador leve para trazer o equilíbrio perfeito de humidade para o teu caminho.

O nosso condicionador Pantene Repara e Protege foi projetado especificamente para suavizar a cutícula do cabelo, adicionar humidade ao cabelo e proteger contra danos futuros. Carregado com fortes agentes condicionadores, este frasco poderoso pode suavizar a camada protetora natural do teu cabelo, ajudando-o a lutar contra fatores prejudiciais como a utilização de diferentes estilos de cabelo e o meio ambiente.

Se estás à procura de um pouco mais de poder de condicionamento, dá uma olhada nos nossos condicionadores 3 Minute Miracle , que também são adequados para aplicação a cada lavagem de cabelo.

É de conhecimento geral que as deposições de agentes condicionadores melhoram a suavidade e a estrutura do cabelo - basta dar uma olhada na imagem abaixo comparando o cabelo danificado com o cabelo acondicionado para veres por ti mesmo.

Usa um tratamento de reparação profunda no cabelo, com frequência

Ouve o que o teu cabelo está a tentar dizer-te - se sabes que estás a submeter o teu cabelo a muitos tratamentos térmicos, coloridos, químicos (ou todos os itens acima!), certifica-te de responder dando-lhe algum tempo para tratar. Pega numa de nossas Ampolas Concentradas e dá ao teu cabelo danificado a saúde que ele tanto deseja. 60 segundos depois, ele terá reduzido o valor de 3 meses de danos visíveis * e não há perigo de usar muito produto, dando ao teu cabelo aquela aparência e sensação importantes de suavidade.

Agora que conheces as causas dos danos, podes controlar o destino do teu cabelo para teres um cabelo excelente nos próximos dias. Conhecimento é poder e, portanto, danos não precisam ser uma preocupação com essas dicas importantes para manter o teu cabelo brilhante e com uma aparência saudável. Pronta para lutares por um cabelo incrível, todos os dias?

Produtos relacionados

Mais neste tópico