Pular para conteúdoPular para pesquisar
pantene logo
Como secar e pentear o cabelo sem o danificar
A photo of hair styling tools lying on wooden surface

Como secar e pentear o cabelo sem o danificar

Usar o secador e outras ferramentas de aquecimento danifica o cabelo? A resposta curta é sim. É possível conseguir a aparência que deseja sem o secador de cabelo? A tua resposta provavelmente é não. A boa notícia é que existem muitas maneiras de proteger o teu cabelo contra alguns destes danos para mantê-lo com uma aparência saudável.

Já estás provavelmente ciente de que o calor excessivo faz com que o cabelo fique danificado a longo prazo. O calor do secador de cabelo, alisadores e varinhas ou pinças de ondulação faz com que o cabelo perca humidade, tornando-se mais seco e danificado com o tempo com o uso repetido. O uso excessivo destas ferramentas ajudará a criar a tua aparência desejada, mas deixará o teu cabelo mais sujeito a quebras e pontas espigadas, além de parecer opaco e frisado.

O objetivo, então, é encontrar o equilíbrio perfeito em que se obtém o estilo que adora enquanto se mantém o cabelo com uma aparência saudável com que sempre sonhaste. Portanto, se quiseres saber como secar e modelar o teu cabelo (ou usar qualquer forma de modelagem térmica) sem estragá-lo a longo prazo, lê algumas coisas que podem fazer para melhorar a tua rotina de styling.

Produtos de fortalecimento para cabelos mais fortes e brilhantes

Cabelo mais forte está mais bem equipado para resistir aos efeitos prejudiciais do calor e do desgaste diário de o penteares, por isso é importante procurares essas qualidades no teu champô e condicionador regulares e torná-los a base de tua rotina de cuidados capilares.

Tem extra cuidado com o teu cabelo - todos os dias - alimentando-o com os ingredientes certos para combater a aspereza. Com isso em mente, criámos o Champô e Condicionador Pantene Superalimento - o derradeiro par para cabelos fortes e perfeitamente hidratados.

Quando usado regularmente, esta rotina dá ao teu cabelo força contra danos causados ​​por pentear.

Já achas que o teu cabelo está um pouco danificado e achas que a tua rotina de modelagem está a sofrer? Obtém um cabelo mais forte, que possa suportar a pressão das tuas adoradas ferramentas de modelação térmica, mudando para o condicionador 3 Minute Miracle Superalimento . Oferece um impulso nutritivo intenso e saudável, inundando o teu cabelo com agentes hidratantes e fortalecedores para que ele volte à forma. Atuando como um tratamento, mas usado como um condicionador, é como tomar um multivitamínico diário para o teu cabelo; para lhe dar força para enfrentar não só a tua rotina de modelagem do mesmo, mas também os efeitos do ambiente.

Lê mais sobre os melhores tratamentos para o teu cabelo a seguir para um curso intensivo sobre o mais adequado para o teu tipo de cabelo, mas tua primeira paragem para reduzir os danos deve ser um tratamento capilar com a Máscara Repara e Protege da Pantene uma vez por semana.

Conhece as dicas de uso de toalha

O primeiro passo para secar o cabelo sem danificá-lo é ter atenção nos teus hábitos de secagem com a toalha. Esfregas com força o cabelo, com a toalha, na tentativa de secá-lo antes de usar o teu secador?

Isto é um grande não, pois a fricção da toalha irá causar danos à superfície do teu cabelo, tornando-o mais áspero e rígido com o tempo. A força bruta também exerce muita tensão sobre o cabelo e pode até fazer com que alguns se quebrem completamente.

Em vez disso, aperte suavemente o cabelo com a toalha para remover o excesso de água e, de seguida, seca o cabelo com a toalha. Outro truque é trocar a toalha normal por uma t-shirt de algodão ou toalha de microfibras, que é mais macia e tira água do cabelo sem causar danos. Uma mudança fácil na tua rotina para uma grande mudança no estado do teu cabelo.

Escovar o cabelo molhado é um erro comum

O teu cabelo fica muito mais sujeito a soltar-se e a quebrar quando está molhado, pois está mais fraco e tem menos resistência. Portanto, ao escová-lo agressivamente é mais provável que arranques alguns dos teus fios. Se achares que o teu cabelo precisa absolutamente de ser desembaraçado após a tua lavagem, usa delicadamente um pente em vez de uma escova.

Usar condicionador todas as vezes que fores lavar o cabelo é indispensável, mas principalmente no caso de desembaraçar.

Os ingredientes hidratantes deixam o teu cabelo mais liso e com um melhor comportamento, ajudando a reduzir o emaranhado e a minimizar a tensão sobre o cabelo - o condicionador Superalimento recomendado acima é uma ótima escolha se não puderes esperar que o teu cabelo seque antes de o escovar.

Usa uma escova que trata bem o teu cabelo

Se já dominaste como secar o cabelo com uma escova para dar ao cabelo a forma e o estilo que desejas, certifica-te de usar uma escova que seja adequada para o cabelo. Se o teu cabelo está sujeito a quebrar, as escovas metálicas redondas devem ser banidas da tua rotina - elas tendem a ser as mais prejudiciais! Procura designs de dentes largos e cerdas mais suaves (náilon, javali...).

Adiciona humidade extra ao teu regime

Se achares que o teu cabelo ainda está um pouco seco, especialmente nas pontas, não vais errar ao adicionar mais um pouco de hidratação, antes ou depois do secador, para mantê-lo o mais macio possível.

O Óleo Repara e Protege com Vitamina E pode ser aplicado no cabelo sem a necessidade de enxaguar, para obter mais hidratação sempre que o teu cabelo precisar. Não há nenhuma daquela sensação oleosa, pois é facilmente absorvido e tem uma textura leve como uma pluma para cabelos soltos e fluidos.

É ideal para usar entre as lavagens se achares que o teu cabelo está áspero e seco no dia seguinte; portanto, mantém-no na tua mala para resgastes de hidratação onde estiveres.

Para um tratamento leave-in com um spray leve, experimenta o , o condicionador seco da coleção Waterless,para hidratar e proteger as madeixas entre as lavagens. Com um aroma celestial de coco e pêssego, este tratamento leave-in pode ajudar a desembaraçar até os cabelos mais grossos. Portanto, dá uma borrifada nos fios secos antes de escovares e lembra-te, ao escovar o cabelo, começae de baixo e vai aumentando o comprimento. Isso ajudará a evitar quebras devido ao puxão enquanto tratas dos fios de cabelo removendo os nós. Além disso, este condicionador sem necessidade de enxaguar com cheiro adocicado ajuda a combater o frisado, graças ao seu cocktail profundamente hidratante de ingredientes do complexo Pro-V ao ómega-9 e óleo de jojoba. Basta borrifar e pronto, fácil!

Produtos relacionados

Mais neste tópico